Emissor Gratuito de CTes também disponibilizado para 2017

emissor gratuito de NF-e

Postado em 30 dez 2016 | Nótícias | 0 comentários

Este ano de 2016 foi marcado pelo anúncio do fim do Emissor Gratuito de CTes e de NFes, que era mantido em desenvolvimento pela Sefaz-SP. A boa notícia veio dia 21/12/2016, quando a Sefaz do Estado do Maranhão anunciou que passaria a cuidar do desenvolvimento e atualização do Emissor Gratuito de NFes.

Um dia depois desta declaração, a Secretaria da Fazenda do Maranhão disponibilizou em seu Portal informações sobre um Software Emissor de CT-eEle poderá ser usado em todos os estados do país, assim como o emissor de NFes.

Sobre o software Emissor Gratuito de CTes

O software não é em nuvem, significa que precisa ser instalado no computador do contribuinte. Após a instalação ele poderá realizar a emissão de Conhecimentos de Transporte eletrônicos (CT-e) para a Secretaria de Fazenda Estadual (SEFAZ) correspondente.

Além de gerar o arquivo do Conhecimento de Transporte eletrônico, ele também permite o gerenciamento dos CT-e’s e seu cancelamento, a impressão do Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte eletrônico (DACTE), cadastros de clientes e relatórios.

É importante frisar que as CTes geradas pelo software têm validade jurídica e que é necessário dispor de Certificado Digital tipos A1 ou A3 no padrão ICP-Brasil para que as CTes sejam emitidas. Se você não sabe o quê é um Certificado Digital acesse o post do blog do Arquiveique explica tudo o que precisa saber.

Existem duas versões, qual devo baixar e como instalar?

No site existem duas versões do software para download. A primeira é a “Versão de Teste”, ela serve apenas para testes, sem validade jurídica dos documentos que forem gerados.

A “Versão de Produção” é o real, as CTes são emitidas e os arquivos XMLs tem validade jurídica para a empresa e vem com um “carimbo digital” para validar sua autenticidade.

Observe as instruções de instalação, disponibilizadas pela Sefaz-MA neste endereço, para adicionar configurações no Java e permitir a execução do programa.

Fonte: https://arquivei.com.br/blog/emissor-gratuito-de-ctes-tambem-disponibilizado-para-2017/

Caso tenha alguma dúvida, por favor, entre em contato conosco:

CENTRAL DE ATENDIMENTO: 21.3799.4242
Lauro Alves: 21.99788.3930 | lauro@sindieco.org.br